cicatriz blefaroplastia

Cicatriz da Blefaroplastia: Tudo Que Você Precisa Saber

Vamos conversar sobre a cicatriz da blefaroplastia?

Quando o assunto é cirurgia, uma preocupação para lá de comum é quanto às cicatrizes. Isso é especialmente verdade quando falamos de cirurgias plásticas, estéticas e reparadoras.

Afinal, se você decidiu realizar um procedimento para aumentar sua autoestima e melhorar o aspecto de algo em você, então nada mais natural do que se preocupar com a cicatriz, não é mesmo? 

No artigo de hoje o assunto é a cicatriz da blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras. Falaremos sobre o local da incisão cirúrgica, o que o paciente pode fazer para ter o melhor processo de cicatrização, mitos e verdade e muito mais. Vamos lá?

O que é Blefaroplastia 

A blefaroplastia – também conhecida como cirurgia das pálpebras – é o procedimento cirúrgico que visa a retirar o excesso de pele na região dos olhos e/ou retirar as bolsas de gordura. 

É um procedimento considerado simples, ainda que delicado, e seguro quando realizado em ambiente hospitalar por um profissional médico capacitado. Aqui no Doutor Opera, nós realizamos a blefaroplastia, normalmente, com uma anestesia local e sedação, sempre visando o máximo conforto do paciente durante o procedimento. 

Para além de remover o excesso de pele e as bolsas de gordura, é um procedimento que existe para rejuvenescer e elevar o olhar do paciente, aumentando sua autoestima e, em parte dos casos, também amplia o campo de visão da pessoa e reduz dores de cabeça ocasionadas pela pressão das pálpebras sobre os olhos.

Também é essencial entender, para podermos falar sobre a cicatriz da blefaroplastia, que a cirurgia pode ser inferior (apenas nas pálpebras inferiores), superior (apenas nas pálpebras superiores) ou, então, o que chamamos de blefaroplastia completa (ambas).

A realização do procedimento nas pálpebras inferiores, superiores ou ambas vai depender tanto do quadro do paciente quanto da vontade do mesmo, já que o incômodo pode ser maior em uma região do que outra. 

o que é blefaroplastia

O Local das Incisões e a Cicatrização

A seguir, vamos entender onde acontecem as incisões – e, depois, as cicatrizes – em cada caso. Vamos lá?

Blefaroplastia Superior

Para realizar a blefaroplastia na região superior das pálpebras, é realizada uma marcação precisa para determinar o local do corte a ser realizado. Isso é feito com o auxílio de uma régua e cálculos matemáticos – aqui é máximo o cuidado com a precisão. Somente após a conclusão dessa marcação inicial é que se segue com o procedimento. 

Em sequência, um corte é efetuado na fáscia, a camada que se encontra antes dos músculos, permitindo-nos acessar a musculatura e remover, se necessário, as bolsas de gordura. Dependendo das particularidades do caso, tais bolsas podem ser retiradas ou reposicionadas.

Blefaroplastia Inferior

Já quando se trata da blefaroplastia na área inferior das pálpebras, existem duas abordagens distintas. 

Uma delas envolve realizar um corte próximo aos cílios, na parte externa, denominado corte transcutâneo. A alternativa é executar um corte na região interna, junto aos cílios, conhecido como corte transconjuntival. Geralmente, opta-se pelo primeiro método, pois proporciona uma gestão mais simplificada da cicatrização.

No caso da blefaroplastia completa, por fim, realiza-se ambos os procedimentos de uma só vez, em sequência.

Sutura e Técnicas Modernas para Minimizar Cicatrizes

Podemos dizer que a cicatrização começa, para valer, na hora de fechar a incisão, não é mesmo? A partir deste momento, é interessante olharmos para as diferentes opções modernas para realizar a sutura do corte cirúrgico.

Entre as opções – para diferentes tipos de procedimentos – temos os pontos tradicionais, não-absorvíveis, que podem ser de materiais como nylon, poliéster, politetrafluoretileno, entre outros.

Há também os fios de sutura absorvíveis, que, naturalmente, ou são ou absorvidos pelo corpo ou caem.

Em nossos procedimentos, aqui no Doutor Opera, nós utilizamos fios de sutura ou pontos absorvíveis, especificamente de monocryl, um tipo de fio monofilamentar. Esses fios são escolhidos devido às suas vantagens em relação a reações inflamatórias locais e à formação de cicatrizes pouco estéticas ou queloides.

Esses pontos de alta performance são comumente empregados em cirurgias plásticas para assegurar resultados satisfatórios. Em nossa abordagem, a opção por fios absorvíveis é embasada em diversos fatores. Primeiramente, esses fios não tendem a causar dores prolongadas ou extrusões (expulsões) dos fios, algo que pode ocorrer em técnicas convencionais que utilizam, por exemplo, fios de nylon, que não são absorvíveis.

A principal vantagem dos fios utilizados pela nossa equipe médica é a sua capacidade de serem naturalmente absorvidos ou caírem no corpo em até 90 dias após o procedimento. Isso elimina a necessidade de remoção, tornando o período pós-operatório consideravelmente mais confortável e conveniente para nossos pacientes.

As cicatrizes da blefaroplastia

Por fim, vamos entender a posição da cicatriz em cada caso.

Na blefaroplastia superior, com o corte sendo realizado no sulco palpebral, a cicatriz tende a se tornar menos perceptível ao longo do tempo. Isto é facilitado pela extrema flexibilidade da pele da região, permitindo que a cicatriz fique bem escondida entre as dobras.

Já no procedimento de blefaroplastia inferior, a cicatriz é posicionada junto à linha dos cílios, tornando-a praticamente imperceptível.

blefaroplastia antes e depois cicatriz

Fatores que Influenciam a Cicatrização

Como sabemos, uma boa cicatrização, com o melhor aspecto possível, começa na cirurgia, mas termina muito depois. São vários os fatores que influenciam na cicatrização, e os cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto a capacidade da equipe médica e o uso das melhores técnicas, instrumentos e materiais. 

Agora, vamos entender outros fatores que influenciam na cicatrização e como o paciente pode cuidar e agir para que o resultado final da cicatriz da blefaroplastia seja o melhor possível.

Cuidados Pós-Operatórios para Cicatrização Ideal

O pós-operatório da sua blefaroplastia começa já no dia da cirurgia, afinal este é um procedimento ambulatorial em que o paciente recebe a alta hospitalar no mesmo dia do procedimento. Normalmente, cerca de 1 hora após a realização da cirurgia. 

Vamos entender, em alguns pontos, os cuidados que você pode tomar no pós-operatório para ter o melhor dos mundos quando o assunto é cicatrização.

  • Após o procedimento, é absolutamente normal que haja certo inchaço e vermelhidão na região, e é hora de começar a tomar os cuidados pós-cirúrgicos.

 

  • O processo de cicatrização pode ser facilitado com o uso de uma pomada cicatrizante receitada pelo seu médico. Sendo o caso, siga de maneira rígida as orientações de aplicação – quantidade, quantas vezes ao dia, higiene das mãos etc.

 

  • Compressas frias, com água ou chá de camomila, podem ajudar. Por outro lado, o contato com água quente deve ser evitado.

 

  • O sol não é nosso amigo quando o assunto é o processo de cicatrização. Especialmente durante as primeiras semanas, evite-o tanto quanto puder. Nas semanas seguintes e por pelo menos dois meses, não podendo evitar, faça uso de óculos escuros e boné ou chapéu. Queimar a área neste momento pode comprometer seriamente que você alcance o melhor aspecto estético da cicatriz.

 

  • Alimentação e cicatrização têm tudo a ver! Alguns alimentos não são legais quando falamos de cicatrização. De maneira geral, procure manter uma alimentação leve e pouco gordurosa. De maneira mais específica, é válido evitar crustáceos e carnes cruas, inclusive de peixe.

 

  • Por fim, há alguns tipos de óleos e outros produtos cosméticos que podem auxiliar neste processo; não busque se automedicar, mas é válido conversar com o seu médico sobre e pedir recomendações.

Formação de Queloides

Não poderíamos deixar de falar de um grande medo quando o assunto é cicatrizes e cicatrização: as queloides. 

Primeiramente, não é comum a formação de queloides nas cicatrizes da blefaroplastia. No entanto, caso você já tenha um histórico pessoal ou familiar de formação de queloides, é importante levar este ponto à equipe médica.

Resultados a Longo Prazo e Evolução das Cicatrizes

Ainda que a recuperação da blefaroplastia seja relativamente curta e seja possível voltar à maioria das suas atividades cotidianas em cerca de duas semanas, o processo todo de cicatrização é mais demorado e leva, no total, de três a seis meses.

Isto significa dizer que apenas após cerca de seis meses o paciente consegue visualizar de maneira clara o aspecto final da sua cicatriz da blefaroplastia. 

Durante o processo, além de todos os cuidados que já mencionamos, você também deve contar com o auxílio médico e informá-los em caso de intercorrências, como sangramento, infecção etc. Felizmente, este tipo de ocorrência não é comum quando falamos da blefaroplastia.

Por fim, não podemos deixar de reforçar mais uma vez a importância de levar a sério e seguir as orientações médicas.

blefaroplastia deixa cicatriz

Escolhendo Onde Fazer Sua Blefaroplastia

Aqui no Doutor Opera, nós somos especialistas em blefaroplastia e temos um compromisso em tornar procedimentos como este acessíveis para mais pessoas. Além do médico cirurgião plástico especialista, a cirurgia inclui hospital particular, médico anestesista, equipe de enfermagem, instrumentadores e auxiliares, medicamentos no hospital e suporte pós-operatório online sete dias por semana.

O Pré-Operatório

Se você sonha em realizar a sua blefaroplastia e rejuvenescer o seu olhar, então deixa a gente te contar um pouquinho sobre como é o processo aqui no Doutor Opera.

Tudo começa com você entrando em contato com a gente. Este é o momento de tirar todas as suas dúvidas. Todas mesmo! Você conversará com um de nossos atendentes e eles são preparados para responder da melhor forma a todas as suas perguntas.

Em seguida, será solicitado o envio de documentos, fotos e, é claro, dos exames pré-operatórios. Tudo isso será analisado visando a garantir que você tem as condições necessárias para realizar um procedimento seguro e eficaz. 

Passada a avaliação e o pagamento, é hora de agendar sua cirurgia!

Ah, e falando em pagamento, nós sabemos que esta é uma das principais dúvidas quando falamos de um procedimento como esse. Afinal, como não se perguntar se os valores estão dentro da nossa realidade, não é mesmo?

O motivo de nós não informarmos os valores é que, por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), clínicas e cirurgiões não são autorizados a divulgarem valores em espaços como esse aqui do blog do Doutor Opera. Então, fica o nosso convite para você nos enviar uma mensagem no Whatsapp, onde podemos te informar rapidamente sobre o valores.

Considerações Finais: Cicatriz da Blefaroplastia 

No artigo de hoje do blog do Doutor Opera, nós falamos sobre a cicatriz da blefaroplastia. Entendemos um pouco mais sobre como acontece a cirurgia, onde são realizadas as incisões em cada tipo (inferior e superior), o tipo de sutura utilizado e como o processo pós-operatório influencia na melhor cicatrização.

Se você ficou com dúvidas e gostaria de entender mais sobre como é realizar a cirurgia de blefaroplastia e o seu processo de cicatrização, nós temos um convite para você! 

Também por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), nós não podemos divulgar fotos de antes e depois, mas nós temos um grupo no Facebook onde ex-pacientes do Doutor Opera compartilham suas experiências com cirurgias plásticas e, em especial, a blefaroplastia. Que tal se juntar a gente e conferir as fotos e relatos de quem já passou pela cirurgia. É só clicar aqui!

Confira nossas cirurgias

Ficou com alguma dúvida?

Cadastre-se e fale conosco 




    Leia tabém:

    Veja também

    Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia?

    cadastre-se e fale com um atendente pelo WhatsApp!




      procedimentos cirúrgicos

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.




        WhatsApp de atendentes disponíveis

        Atendimento Doutor Opera

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa comigo.



          Restam poucas vagas para
          realizar sua Blefaroplastia

          Quantidade de vagas preenchidas para a cirurgia

          foram preenchidas

          Preencha o formulário e garanta a sua blefaroplastia