com quantos anos pode fazer transplante capilar?

Com Quantos Anos Pode Fazer Transplante Capilar? Existe uma Idade Ideal?

A calvície é uma condição que afeta homens e mulheres de diferentes idades. Assim que a perda de cabelo é percebida, pode causar muitas dúvidas no paciente sobre as opções de tratamento. Entre elas, saber com quantos anos pode fazer transplante capilar. Afinal, não é segredo que o procedimento vem se popularizando cada vez mais, tanto pela evolução das técnicas e resultados quanto por se tornar cada vez mais acessível.

O transplante, transfere para a área calva os folículos de um outro local, é uma alternativa segura e reconhecida de tratamento. Alguns pontos devem ser levados em consideração aqui. o fato de que a calvície aparece com mais frequência nos homens e as causas podem ser genéticas, ambientais e hormonais, por exemplo. Isso faz com que cada paciente tenha um desenvolvimento do quadro no passar dos anos. 

A medicina então definiu como base algumas recomendações para orientar em qual idade fazer o transplante capilar. Separamos tudo para que você, leitor do Blog Doutor Opera, tire todas suas dúvidas aqui neste artigo! É só seguir com a gente.

Em qual idade a calvície começa a se manifestar?

O tipo mais comum de alopecia, manifestada pela calvície, costuma começar a aparecer já entre os 16 e 23 anos. Ela se dá com o surgimento dos primeiros sintomas e a perda inicial de cabelo. O avanço do problema varia de paciente para paciente e é influenciado por fatores como sedentarismo, estresse e alimentação, sem contar as causas hormonais e, claro, genéticas que já citamos mais acima.

idade transplante capilar

Com quantos anos pode fazer o Transplante Capilar

O transplante capilar pode ser feito a partir dos 18 anos, mas existe uma recomendação de que se espere a calvície estabilizar, processo que acontece geralmente após os 30 anos de idade. A estabilização é o momento em que os locais de perda de cabelo já estão mais definidos e fica mais fácil de avaliar o desenvolvimento do paciente.

Mas, mesmo seguindo a recomendação de aguardar o problema se estabilizar, não é necessário esperar pelos 30 anos para fazer o procedimento. Alguns profissionais avaliam que a partir dos 25 anos o paciente com perda significativa de cabelo já pode estar estabilizado o suficiente para ser direcionado ao transplante capilar. 

No fim, quando o assunto é com quantos anos pode fazer transplante capilar, vale aquela famosa máxima de que “cada caso é um caso”.

idade minima transplante capilar 1

É preciso esperar que a calvície esteja estabilizada?

Não é necessário esperar que a calvície esteja estabilizada para fazer um transplante capilar. Contudo, fazer o transplante antes da estabilização pode impactar a estética do cabelo, levando algumas pessoas a esperarem que a evolução da calvície fique mais estável. A explicação é simples: se a calvície ainda estiver em fases iniciais, é mais difícil prever qual seria a melhor área doadora (região de onde vão ser retirados os folículos) e quais são os locais que vão precisar de uma maior ou menor quantidade de fios.

Com o passar do tempo, o transplante pode ficar desalinhado com o estado atual da perda de cabelo e prejudicar o resultado final. Assim, há médicos que podem sugerir, inicialmente, encaminhar só o tratamento clínico com medicamentos. 

Em muitos outros casos, o tratamento clínico pode ser feito junto ao transplante capilar. Isso porque, ao mesmo tempo em que o passar dos anos permite prever melhor o seu desenvolvimento, também existe a possibilidade de a calvície evoluir a ponto de não haver mais uma área doadora que consiga cobrir a perda. 

transplante capilar em jovens

Avaliação de especialistas

E, afinal, como saber qual é o meu caso? Buscando a análise de um profissional que vai verificar como aplicar o procedimento e quais fatores levar em conta quando se fala no avanço da calvície.

Aqui na Doutor Opera você envia fotos para serem avaliadas pela equipe médica e então recebe a indicação do orçamento mais adequado para o seu caso. 

Há prós e contras em fazer mais novo ou mais velho?

Agora que já descobrimos com quantos anos pode fazer o transplante capilar, é hora de falarmos sobre os prós e contras de se fazer o procedimento com mais ou menos anos de vida. Para aqueles que decidem fazer o transplante, escolher o momento certo da operação vai influenciar no resultado alcançado.

Transplante capilar em idades mais avançadas

Para quem já está mais velho não há nenhum limite de idade estabelecido e a vantagem é que a calvície já deve ter estabilizado, permitindo fazer uma avaliação mais certeira da condição, além de aumentar as chances de prolongar o objetivo atingido. Por outro lado, existe a possibilidade de o paciente não possuir mais uma área doadora com tantos fios para cobrir a região calva.

Naturalmente, em pessoas com idade mais avançada a avaliação pré-operatória deve incluir exames que vão detectar se o paciente está em boas condições de saúde para realizar o procedimento. Alguns fatores de risco cirúrgico como doenças no sistema imunológico ou doenças cardíacas são relevantes nessa avaliação.

Transplante capilar em mais jovens

Quanto a fazer o procedimento muito jovem, a lógica é um pouco oposta. Os jovens costumam ter uma área doadora maior, porém a evolução da calvície ainda é incerta, o que pode dificultar que o resultado esperado seja duradouro. Quem fez o transplante muito jovem pode ter que fazê-lo novamente no futuro, caso novos focos de perda de cabelo apareçam no couro cabeludo.

Existe uma idade ideal?

O transplante capilar é indicado na maioria das vezes para homens com idade entre 30 e 65 anos de idade, como explicou a coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Fabiane Brenner, em entrevista ao portal Drauzio Varella. Esta, de maneira geral, será a resposta quanto a com quantos anos pode fazer o transplante capilar.

E se você chegou até aqui, esperamos que tenhamos conseguido responder com quantos anos pode fazer transplante capilar e quais os principais fatores sobre a melhor idade para realizar o procedimento.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tratamento de transplante capilar, desde o planejamento até a recuperação, não se esqueça de conferir o nosso artigo completo Guia do Transplante Capilar. Lá você encontrará um panorama das principais questões sobre o tema.

Confira nossas cirurgias

Ficou com alguma dúvida?

Cadastre-se e fale conosco 




    Leia tabém:

    Veja também

    Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia?

    cadastre-se e fale com um atendente pelo WhatsApp!




      procedimentos cirúrgicos

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.




        WhatsApp de atendentes disponíveis

        Atendimento Doutor Opera

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa comigo.



          Restam poucas vagas para
          realizar sua Blefaroplastia

          Quantidade de vagas preenchidas para a cirurgia

          foram preenchidas

          Preencha o formulário e garanta a sua blefaroplastia