A Ninfoplastia
A Ninfoplastia é a cirurgia plástica que traz uma solução para muitas mulheres que sofrem com a hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, ou seja, o crescimento excessivo dessa região, causando um comprometimento da saúde íntima e na autoestima da mulher.
Recorrer à ninfoplastia é o que muitas mulheres fazem para retomar a sua saúde física e mental, e manter uma relação de conforto e bem-estar com o próprio corpo.
Para saber mais sobre a cirurgia íntima mais realizada pelas mulheres, siga lendo este conteúdo. Nele vamos te apresentar tudo de mais importante que você precisa saber sobre ela e como buscar a realização do procedimento cirúrgico.
O que é a Ninfoplastia?
Ela é indicada para os seguintes casos:
- Quando há acúmulo de secreções, que podem levar a infecções, devido ao tamanho dos pequenos lábios;
- Se há desconforto nas relações sexuais, incômodos e dores, por causa da anatomia;
- Quando se formam feridas frequentes devido à fricção dos lábios;
- Se os lábios proeminentes geram incômodo com o uso de determinadas roupas, principalmente as que são mais justas;
- Quando o incômodo por questões estéticas gera problemas como baixa autoestima, insatisfação com o próprio corpo, vergonha, entre outros.
Como é feita a cirurgia de ninfoplastia?
Antes da realização da ninfoplastia, o cirurgião avalia a real necessidade da paciente, se há mesmo o excesso de pele para a retirada e se há indicação para o procedimento cirúrgico.
Para segurança e conforto do paciente, indicamos que a cirurgia seja feita em ambiente hospitalar, com anestesia local e com sedação. É uma cirurgia relativamente rápida, pois a sua realização dura geralmente de 40 minutos a 1 hora. E a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia.
No procedimento, o médico cirurgião faz um corte nos pequenos lábios, retirando o excesso. Em seguida faz a sutura das suas bordas de uma forma que a cicatriz não fique aparente após a cirurgia.
São utilizados fios absorvíveis, que não necessitam ser retirados, pois o próprio organismo vai absorver eles. Alguns médicos ainda utilizam os fios convencionais, mas no Doutor Opera, optamos pelos absorvíveis, evitando o desconforto causado à paciente em uma retirada de pontos.
Como é o pós-operatório da Ninfoplastia?
O pós-operatório da Ninfoplastia pode ser um pouco incômodo, pois normalmente a parte íntima fica inchada, avermelhada e com áreas roxas. Mas são reações normais da cirurgia, e que vão passando com o tempo e com os cuidados certos.
Cuidados no pós-operatório da Ninfoplastia:
Repouso
O repouso é feito por cerca de 7 dias. A paciente não deve fazer esforços nestes dias, deve usar roupas folgadas e macias. Não é permitido dirigir durante esse tempo e nem ter relações sexuais (as relações sexuais só podem ser retomadas após 20 dias da data da Ninfoplastia).
Com cerca de 3 dias já é possível voltar ao trabalho, desde que não haja esforço físico. Atividades que exijam esforços só podem ser feitas após 3 semanas. Além disso, é importante ficar atenta às recomendações que o seu médico dará.
A higienização
Antes de realizar a limpeza da região da vulva, é importante higienizar as mãos.
A primeira lavagem deve ser feita com água morna e sabão neutro e deve ser enxugada com uma gaze. É importante higienizar a região sempre que for ao banheiro nos dias seguintes ao procedimento. Para isso, use água fria ou soro, e com uma gaze aplicar solução antisséptica.
Será preciso ainda usar um absorvente íntimo bem macio. Ele vai contribuir para manter a região sequinha, mas não deve estar pressionando a região.
Alimentação
Alguns alimentos prejudicam a cicatrização da pele e comprometem o sistema imunológico, então não são recomendados durante a recuperação da cirurgia.
O camarão é um dos alimentos proibidos, pois tem um efeito inflamatório que dificulta a cicatrização e pode levar a uma inflamação da área cirurgiada, inclusive favorecendo a formação de queloides.
Carnes gordas e os suínos também têm um grande potencial inflamatório. Por isso, é importante não consumir durante os primeiros 30 dias após a realização do procedimento.
Os enlatados e embutidos também estão fora da lista de alimentos do pós-operatório, pois eles têm muita gordura, sódio e passam por um processo de fermentação muito alto, o que favorece a retenção de líquidos, além de dificultar a eliminação de toxinas e agravar a inflamação. Alimentos como salsicha, bacon, presunto, salame e mortadela devem ser evitados nos primeiros 7 dias do pós-cirúrgico.
Fast food e frituras são pobres em nutrientes necessários para o processo de cicatrização. E são ricos em gorduras, açúcares e sódio. Sendo assim, evite comer também por ao menos 7 dias após o procedimento.
Uso de compressa
Use sempre compressa fria com chá de camomila no local, pelo menos nos primeiros dias, que é quando vai estar mais inchado. A compressa vai ajudar a desinchar. 15 minutos, 3 vezes ao dia, já faz grande diferença!
Quais os resultados alcançados com a Ninfoplastia?
O resultado da Ninfoplastia será percebido logo que a região íntima for desinchando, pois o inchaço dificulta a visualização.
E então, a ninfoplastia reduzirá o desconforto, infecções e possíveis feridas que o excesso de pele pode trazer. Além disso, apresenta uma melhora no desempenho sexual, por conta do conforto que a correção traz.
A mulher poderá voltar a usar qualquer tipo de roupa, sem se sentir incomodada, mesmo as que sejam mais justas. E a autoestima restaurada!
Onde realizar a cirurgia de Ninfoplastia?
O Doutor Opera atende em várias regiões e cidades do país, o que possibilita a realização da sua cirurgia conosco, em ambiente hospitalar, com equipe médica especializada na realização de Ninfoplastias.
Para entrar em contato com nossa equipe, tirar mais dúvidas e conhecer o passo a passo para realizar a cirurgia de ninfoplastia, preencha o formulário na página do procedimento em nosso site clicando aqui. De forma 100% online você poderá fazer a avaliação do seu caso e receber o orçamento do procedimento cirúrgico, formas de pagamento e datas disponíveis.
Participe do grupo oficial do Doutor Opera no Facebook
Troque experiencias com outras pacientes e vejas seus relatos sobre a Ninfoplastia, valores, cirurgiões, hospitais e muito mais