O elogio de “olhar marcante” é um dos motivos de autoestima para muitas pessoas. Mas, infelizmente, a região dos olhos é uma das primeiras a serem afetadas pelo envelhecimento. Com o passar dos anos vai se desenvolvendo um excesso de pele em cima do olho e uma bolsa de gordura abaixo deles. Para voltar a ter esse olhar tão elogiado existe a cirurgia de Blefaroplastia superior e inferior. É sobre essa solução que vamos abordar neste artigo.
Blefaroplastia superior e inferior: o que é?
A Blefaroplastia é uma cirurgia que tem como objetivo retirar o excesso de pele e gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores, posicionando-as corretamente, ajudando a remover o aspecto de cansaço e velhice, ajudando a resgatar a autoestima das pessoas.
O paciente pode realizar a blefaroplastia superior, blefaroplastia inferior ou em ambas as regiões, ou seja, ou na pálpebra superior, acima dos olhos, ou na inferior, removendo bolsas de gordura e excesso de pele abaixo dos olhos.
A cirurgia de pálpebras é considerada ambulatorial, leva cerca de 40 minutos e, geralmente, a alta do paciente é dada no mesmo dia (não precisa ficar internado). A anestesia é local e o paciente é sedado, tornando o procedimento 100% livre de dores e a recuperação muito mais rápida.
Abaixo vamos conhecer a diferença entre os dois métodos de Blefaroplastia. Continue lendo.
Tudo sobre blefaroplastia superior
Com o tempo a gente vai notando uma queda na pálpebra superior, vai perdendo colágeno e a pele vai cedendo. Isso vai deixando a região dos olhos com um aspecto de cansaço e uma aparência envelhecida.
E não é só a parte estética que é prejudicada. Esse excesso de pele pode causar nos pacientes uma dor de cabeça crônica e enxaquecas, além de prejudicar a acuidade visual.
Por fim, outro fator que é altamente impactado nesse processo é a autoestima da pessoa, seja devido a comentários negativos quanto a aparência do olhar, ou simplesmente por não se sentir mais na melhor versão de si mesma.
Nesse contexto, a Blefaroplastia superior se apresenta como um procedimento muito recorrido para combater tanto os problemas estéticos, como os funcionais e emocionais, pois traz benefícios em todos esses aspectos, além de atuar no rejuvenescimento facial e do olhar.
Aqui no Doutor Opera, essa cirurgia é feita com anestesia local e sedação, dentro de ambiente hospitalar, com uma equipe médica completa para prover a maior segurança durante todo o procedimento.
Aqui está o passo a passo da cirurgia de blefaroplastia superior:
- Marcação e remoção da pele que está em excesso.
- Corte na camada antes do músculo para poder acessar as bolsas de gordura
- Acessando as bolsas de gordura, retiramos elas ou as reposicionamos, de acordo com o caso.
- Por fim, fechamos a pele com pontos absorvíveis que caem sozinhos.
O pós operatório é tranquilo e geralmente os pacientes não apresentam dor. Com uma semana você já pode voltar a sua rotina.
Com a blefaroplastia superior o olhar fica muito mais jovem e tem benefícios na parte estética e funcional.
Tudo sobre blefaroplastia inferior
A cirurgia de blefaroplastia inferior pode ser feita associada a superior ou sozinha. Ela refere-se às bolsas de gordura que aparecem abaixo dos olhos. É uma situação comum mesmo em pessoas jovens, que acabam aparentando estar também sempre cansadas e com olheiras fundas.
Assim como na pálpebra superior, a inferior é afetada pela perda de colágeno da pele e pode trazer perdas estéticas e de autoestima com o passar dos anos. Por isso, essa cirurgia também costuma ser mais realizada após os 35 anos de idade.
Essas são as etapas da cirurgia de blefaroplastia inferior:
- Faz-se um corte bem junto aos cílios. Existem dois métodos: a transcutânea, externa e a transconjuntival, interna.
- Através desse corte, o cirurgião acessa as bolsas de gorduras
- Retiramos o excesso de gordura ou as reposicionarmos de acordo com o caso
- Por fim, fechamos a pele com pontos absorvíveis, que caem sozinhos e facilitam o pós-operatório.
Após a cirurgia você vai ficar apenas com um risquinho perto dos cílios inferiores, mas que desaparece com o tempo. Nos primeiros dias é normal ficar com a região dos olhos bem inchada e roxa, mas com cerca de 7 dias já há uma grande melhora neste aspecto, podendo o paciente retornar às atividades rotineiras, inclusive ao trabalho e estudos.
Informações gerais sobre a cirurgia de blefaroplastia
Agora que já entendemos sobre blefaroplastia superior e inferior, vamos conhecer as informações gerais para os dois procedimentos.
- Os resultados já podem ser observados 15 dias depois da cirurgia, no entanto, o resultado definitivo costuma ser percebido após 3 meses do procedimento.
- A cirurgia pode ser feita em qualquer pessoa que tenha a indicação de operar, mas normalmente, os mais comuns a buscarem por este procedimento são pessoas acima de 35 anos.
- Para a diminuição das marcas roxas no pós-operatório, indicamos o uso de compressas com gelo ou bolsinhas de camomila morna que ajudam a desinchar e acelerar a cicatrização.
As cirurgias de pálpebras estão entre as mais realizadas pelo Doutor Opera. Aqui o nosso foco é tornar possível o acesso às cirurgias plásticas, como a de Blefaroplastia, através de valores e formas de pagamento acessíveis.
Oferecemos suporte online para que nossos pacientes tirem dúvidas e recebam orientações da nossa equipe médica, durante o pré e pós-operatório.
Para receber o atendimento da nossa equipe, tirar dúvidas sobre o procedimento e descobrir como você pode agendar sua cirurgia, e fale conosco pelo WhatsApp!