A Cirurgia de Pálpebras é Perigosa? Entenda o procedimento e riscos

A blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, mas, ainda assim, é natural que tenhamos preocupações quando o assunto é realizar um procedimento cirúrgico, não é mesmo? Hoje estamos aqui para falar sobre isso. Afinal, a cirurgia de pálpebras é perigosa?

Neste artigo falamos sobre o que é a cirurgia de pálpebras, os riscos associados à realização do procedimento e, também, como é o pós-operatório e o que o paciente deve fazer para torná-lo o mais seguro possível. Boa leitura.

Vamos lá?

O que é a Cirurgia de Pálpebras?

Quando falamos em “cirurgia de pálpebras”, normalmente estamos nos referindo ao procedimento que recebe o nome médico de blefaroplastia. Essa cirurgia plástica reparadora está entre as mais realizadas no Brasil e no mundo; por anônimos e famosos!


A blefaroplastia tem a incrível capacidade de rejuvenescer e dar um novo vigor ao olhar do paciente, removendo o excesso de pele ou bolsas de gordura ao redor dos olhos. Com isso, é possível melhorar a autoestima e deixar para trás aquele aspecto cansado causado pelas pálpebras “caídas”.

cirurgia de pálpebras perigosa

Por que Pessoas Optam pela Cirurgia de Pálpebras?

Entre os motivos que levam as pessoas a buscarem a cirurgia de pálpebras estão: a busca pela recuperação da autoestima, o rejuvenescimento do olhar e da aparência e a elevação do olhar

Mas você sabia que as razões vão além da estética? Muitos pacientes com excesso de pele nas pálpebras relatam sofrer com dores de cabeça e enxaquecas constantes. Este quadro é causado pelo peso das pálpebras sobre os olhos. Felizmente, a cirurgia de pálpebras pode corrigir essa situação, melhorando significativamente a qualidade de vida dessas pessoas.

Em alguns casos o excesso de pele chega a encurtar o campo de visão da pessoa, o que também pode ser corrigido com a cirurgia de pálpebras. Incrível, não é mesmo?

Por esses motivos todos, nós atendemos pessoas de todas as idades que buscam pela cirurgia de pálpebras! Ainda que a maioria dos pacientes tenham entre os 40 e 75 anos, temos pacientes tanto mais jovens (a partir dos 18 anos), quanto bem mais velhos!

Afinal, a Cirurgia de Pálpebras é Perigosa?

A cirurgia de pálpebras é considerada uma cirurgia com baixíssimo risco de intercorrência. Ou seja, um procedimento considerado seguro quando realizado em ambiente apropriado por um profissional capacitado.

No entanto, é importante entender que toda cirurgia tem riscos, ou o que podemos chamar, também, de risco anestésico-cirúrgico. 

A medicina moderna de ponta possui uma série de procedimentos que servem, exatamente, para analisar esses riscos e eles têm duas origens: o procedimento em si (local, duração, complexidade) e o próprio paciente (peso, hábitos, comorbidades).

A cirurgia de pálpebras é considerada um procedimento simples, rápido (30 a 60 minutos) e em local de menor risco quando comparado a outros procedimentos. Portanto, desde que feito em ambiente apropriado por um profissional experiente e competente, podemos dizer que é um procedimento seguro.

cirurgia de pálpebras segura

Há Fatores que Tornam a Cirurgia de Pálpebras Mais Perigosa?

Como comentamos acima, a segunda parte desta equação diz respeito não tanto ao procedimento, mas mais ao paciente candidato a passar pela cirurgia. Aí entram fatores como o estado de saúde da pessoa; se ela é tabagista ou não; possui quadro de hipertensão ou não, e outros fatores.

A American Society of Anesthesiologists (ASA), por exemplo, tem um sistema que classifica o risco pré-operatório em seis níveis. No nível 1 temos o paciente que é considerado “totalmente saudável (sem distúrbios orgânicos de qualquer natureza)”. É uma pessoa saudável, não fumante, com nenhum ou pouco uso de álcool.

Avaliações como essa são feitas antes da cirurgia com o auxílio de exames e entrevistas e têm o objetivo de garantir que a cirurgia de pálpebras seja a mais segura possível.

Aqui no Doutor Opera nós realizamos um processo em quatro passos.

  1. Ao entrar em contato conosco sobre o seu interesse em realizar a cirurgia de pálpebras você será direcionado para conversar com um de nossos atendentes, que estão prontos para esclarecer todas as suas dúvidas.
  2. Em seguida, vamos precisar que você nos envie alguns documentos, fotos e exames solicitados.
  3. Nossa equipe de Enfermagem fará uma avaliação minuciosa das suas condições para garantir que você esteja apto a realizar a blefaroplastia.
  4. E, por fim, agendaremos a tão esperada data para a realização da sua blefaroplastia.

Ou seja, tudo é pensado para que a sua cirurgia de pálpebras tenha o mínimo de risco envolvido.

Como é feita a Cirurgia de Pálpebras?

Vamos entender um pouco mais sobre o procedimento em si?

Primeiramente, este é um procedimento geralmente realizado com anestesia local e sedação, sempre visando o máximo conforto do paciente. 

A cirurgia pode ser apenas nas pálpebras superiores (blefaroplastia superior), inferiores (blefaroplastia inferior) ou ambas (blefaroplastia completa).

Já na cirurgia em si, o primeiro passo é a marcação precisa, onde identificamos exatamente onde será feito o corte. Para isso, utilizamos uma régua e fazemos cálculos específicos. Em seguida, procedemos com o corte e remoção do excesso de pele.

Se houver bolsas de gordura acima dos olhos, fazemos um corte na fáscia, uma camada anterior à musculatura. As bolsas de gordura são retiradas ou reposicionadas, de acordo com cada caso. E, para finalizar, fechamos o corte com cuidado.

Já nas pálpebras inferiores há diferentes técnicas que podem ser utilizadas. Em uma delas, realizamos um corte chamado de transconjuntival. Na técnica mais comum, o corte é feito próximo aos cílios, externamente, que chamamos de corte transcutâneo.

Após a retirada do excesso de pele e gordura, fechamos a pele com pontos absorvíveis, que se dissolvem sozinhos. Isso evita o desconforto de ter que remover os pontos posteriormente, tornando o processo muito mais tranquilo para você!

E já que estamos falando de dúvidas comuns… E a cicatriz? 

A cicatriz da blefaroplastia tende a não ficar aparentes nas pálpebras superiores devido à alta flexibilidade da pele da região. 

Nas pálpebras inferiores ficam bem escondidas logo abaixo da linha dos cílios.

Cuidados Pós-Cirúrgicos

Como explicamos, para que a cirurgia de pálpebras não seja perigosa, ou melhor, seja o mais segura possível, tudo começa ainda antes da operação. E termina em uma boa recuperação!

Os cuidados pós-cirúrgicos são um pouco mais intensos na primeira semana após a operação e incluem manter uma alimentação leve, evitar atividades físicas, evitar o contato com o sol e usar óculos escuros, realizar compressas frias na região e evitar água quente, por exemplo.

Na segunda semana, a área operada deve estar bastante desinchada e é possível voltar ao trabalho, mas ainda evitando atividades mais pesadas como levantar pesos. Passados 15 dias, a maioria das pessoas já estão quase totalmente recuperadas!

Cirurgia de Pálpebras é Perigosa – Considerações Finais

No artigo de hoje buscamos responder a você a pergunta: A Cirurgia de Pálpebras é Perigosa? 

Esperamos que você tenha mais clareza sobre os riscos e cuidados relacionados à blefaroplastia e como nós, no Doutor Opera, trabalhamos para fazer do seu sonho de rejuvenescer o seu olhar com o máximo de segurança e tranquilidade.

Ficou com alguma dúvida? Nossos atendentes podem conversar com você diretamente pelo WhatsApp – é só clicar aqui!

Confira nossas cirurgias

Ficou com alguma dúvida?

Cadastre-se e fale conosco 




    Leia tabém:

    Veja também

    Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia?

    cadastre-se e fale com um atendente pelo WhatsApp!




      procedimentos cirúrgicos

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.




        WhatsApp de atendentes disponíveis

        Atendimento Doutor Opera

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa comigo.



          Restam poucas vagas para
          realizar sua Blefaroplastia

          Quantidade de vagas preenchidas para a cirurgia

          foram preenchidas

          Preencha o formulário e garanta a sua blefaroplastia