excesso de pele na pálpebra

Excesso de Pele nas Pálpebras? Descubra como a blefaroplastia pode transformar seu olhar

A região dos olhos é uma das primeiras a mostrar os sinais da idade, incluindo o excesso de pele nas pálpebras e a presença da bolsa de gordura na pálpebra superior. 

Esses são alguns dos motivos que fazem da blefaroplastia uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil

Tanto por razões estéticas quanto clínicas, muitas pessoas buscam soluções para amenizar o desconforto causado pela aparência cansada e envelhecida do rosto.

Neste artigo você aprende mais sobre o que é a blefaroplastia, seus diferentes tipos e como o procedimento pode atacar este excesso de pele tão indesejado, seja por motivo clínico ou estético. Vem com a gente.

Qual a cirurgia para retirar o excesso de pele das pálpebras?

A blefaroplastia é a intervenção cirúrgica recomendada para eliminar o excesso de pele das pálpebras, proporcionando um olhar rejuvenescido e revitalizado

Além de tratar o excesso de pele, esse procedimento também corrige a bolsa de gordura na pálpebra, resultando em um resultado estético satisfatório.

Os problemas relacionados ao excesso de pele nos olhos e à bolsa de gordura na pálpebra superior podem ser solucionados com a blefaroplastia. Embora seja uma reclamação relativamente comum em jovens, é mais frequente em pessoas de 40 a 75 anos ou mais.

É importante salientar, no entanto, que não há um limite de idade – nós, inclusive, temos histórico de vários pacientes acima dos 80 anos.

Os tipos de blefaroplastia

Existem dois tipos principais de blefaroplastia: a superior e a inferior.

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior é responsável por remover o excesso de pele, gordura e músculo acima dos olhos, trazendo um aspecto rejuvenescedor ao rosto. 

Além disso, muitos pacientes relatam melhorias na enxaqueca após o procedimento, uma vez que dores de cabeça e enxaquecas são comuns em pessoas com pálpebras caídas. 

excesso de pele na pálpebra superior

Blefaroplastia inferior

Já a blefaroplastia inferior visa a corrigir o excesso de pele sob os olhos, as bolsas de gordura e músculos abaixo dos olhos, proporcionando uma aparência descansada e rejuvenescida.

Bolsa de gordura na pálpebra inferior

Blefaroplastia completa

A blefaroplastia pode, também, ser realizada em um único procedimento (blefaroplastia completa) ou de forma isolada, dependendo das necessidades e objetivos do paciente. 

O tempo médio de duração varia entre 30 e 60 minutos, podendo ser ainda mais rápido quando feito em apenas uma das pálpebras.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia de blefaroplastia é delicada, mas relativamente rápida. Durante o pós-operatório, é comum haver um pequeno inchaço e uma leve coloração arroxeada abaixo dos olhos, que desaparecem naturalmente com o tempo.

Para realizar a blefaroplastia superior, marca-se com precisão onde acontecerá o corte na pálpebra, usando uma régua e cálculos matemáticos. Somente após essa marcação é feita a remoção do excesso de pele. Em seguida, fazemos um corte na fáscia, a camada antes dos músculos, para acessar a musculatura e remover as bolsas de gordura, se o paciente as tiver. Dependendo do caso, essas bolsas podem ser retiradas ou reposicionadas.

Quanto à blefaroplastia inferior, existem dois métodos. Um deles é fazer um corte próximo aos cílios, na parte externa, chamado de corte transcutâneo. O outro método é fazer um corte na parte interna, junto aos cílios, chamado de corte transconjuntival. Normalmente utiliza-se o primeiro método, pois é mais fácil tratar a cicatrização.

Após o procedimento, a pele é fechada com pontos absorvíveis, que se dissolvem sozinhos. Dessa forma, evita-se a necessidade de remover os pontos na região dos olhos, o que seria desconfortável e doloroso. 

Geralmente, os pacientes não sentem dor durante nenhum dos procedimentos. É normal haver um pequeno inchaço nas pálpebras inferiores e superiores, além de uma leve vermelhidão abaixo dos olhos, o que é completamente natural. Em cerca de uma semana, o paciente pode gradualmente retomar sua rotina normal.

Os pacientes submetidos à blefaroplastia recebem alta hospitalar no mesmo dia. Geralmente, a alta ocorre cerca de 60 minutos após o procedimento. É importante que o paciente seja acompanhado por uma pessoa maior de idade ao retornar para casa, pois ainda estará sob os efeitos reduzidos da sedação.

Para quem é indicada a blefaroplastia?

A blefaroplastia é indicada para pacientes que apresentam

  • Excesso de pele nos olhos e flacidez na pálpebra;
  • Bolsa de gordura na pálpebra superior;
  • Ptose (queda) da pálpebra superior devido à quebra do colágeno ou razões musculares;
  • Olhar com aparência envelhecida e cansada;
  • Enxaqueca causada por pálpebras caídas sobre os olhos.

Se você sofre com o excesso de pele nos olhos e a bolsa de gordura na pálpebra superior, e deseja rejuvenescer seu olhar, a blefaroplastia pode ser a solução que você procura. 

Agende uma consulta com nosso especialista em cirurgia plástica para saber mais sobre esse procedimento e como ele pode beneficiar você. 

Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência possível, com resultados estéticos incríveis e cuidados personalizados para atender às suas necessidades. Não deixe que o excesso de pele nos olhos e a bolsa de gordura na pálpebra superior o incomodem. 

Se você quer saber mais sobre a blefaroplastia e o processo de retirada do excesso de pele nas pálpebras, clique aqui para conhecer as cidades em que o Dr. Opera atua e para obter informações sobre valores e o processo de agendamento da cirurgia

Estamos ansiosos para ajudá-lo em sua jornada para um olhar rejuvenescido e revigorado.

Participe do grupo oficial do Doutor Opera no Facebook

Troque experiencias com outras pacientes e vejas seus relatos sobre a  Ninfoplastia, valores, cirurgiões, hospitais e muito mais

grupo oficial no facebook

Confira nossas cirurgias

Ficou com alguma dúvida?

Cadastre-se e fale conosco 




    Leia tabém:

    Veja também

    Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia?

    cadastre-se e fale com um atendente pelo WhatsApp!




      procedimentos cirúrgicos

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.




        WhatsApp de atendentes disponíveis

        Atendimento Doutor Opera

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa comigo.



          Restam poucas vagas para
          realizar sua Blefaroplastia

          Quantidade de vagas preenchidas para a cirurgia

          foram preenchidas

          Preencha o formulário e garanta a sua blefaroplastia