pé de galinha rosto

Pé de Galinha no Rosto: O Que É e Opções de Tratamento

Quando o assunto é envelhecimento, uma das preocupações mais comuns é o surgimento de rugas e linhas de expressão no rosto. Entre essas marcas do tempo, os temidos pés de galinha no rosto, especialmente ao redor dos olhos, estão no topo da lista das preocupações estéticas de muitas pessoas.

Essas pequenas rusgas são suficientes para prejudicarem a autoestima e também são vistas como uma das mais incômodas marcas do envelhecimento. Muitas vezes, inclusive, causando a indesejada impressão de envelhecimento precoce. Mas o primeiro passo para começar a tratar desse problema de forma mais eficiente é compreendendo o que é e como solucioná-lo, não acha?

Então continue a leitura deste artigo para entender o que são os “pés de galinha”, as causas por trás de seu surgimento e algumas das várias opções de tratamento disponíveis, cirúrgicas e não cirúrgicas. Confira!

O que são os pés de galinha no rosto?

Os pés de galinha são pequenas rugas que se formam na área ao redor dos olhos, especialmente quando sorrimos ou movemos nossos olhos. Eles são chamados assim devido à semelhança com as patas de uma galinha quando se expandem.

Essas rugas são um sinal natural do envelhecimento, mas também podem ser agravadas por fatores externos, como exposição excessiva ao sol e hábitos prejudiciais, como o tabagismo e o abuso do álcool. Mas a boa notícia é que existem muitas formas de evitar com que isso se torne um problema maior. A medicina e a cosmética moderna trazem algumas boas e eficazes opções de tratamento, como veremos a seguir.

Quais são as causas dos pés de galinha?

Várias causas contribuem para o surgimento dos pés de galinha: desde a diminuição da produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a elasticidade da pele, é um fator importante.

Além disso, a exposição ao sol sem proteção adequada ao longo dos anos acelera o envelhecimento da pele, levando ao aparecimento prematuro dessas rugas. Movimentos repetitivos dos músculos ao redor dos olhos também têm um papel na formação das linhas de expressão.

Quais são as opções de tratamento para os pés de galinha no rosto?

Se você está incomodado com os pés de galinha no seu rosto e deseja minimizar o impacto, existem várias opções de tratamento disponíveis, desde procedimentos não invasivos até cirurgias mais extensas. Mas, sem dúvidas, uma das opções mais eficazes e duradouras é a blefaroplastia.

Muitas vezes referida como a “cirurgia das pálpebras”, a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico projetado para corrigir problemas estéticos e funcionais na região ao redor dos olhos.

Mas é importante não se confundir: embora seja conhecida por seu papel na remoção de excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores, a blefaroplastia também pode ser uma solução eficaz para tratar os pés de galinha.

pé de galinha tratamento

Como funciona a blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada por um cirurgião plástico qualificado e envolve várias etapas:

  • Avaliação preliminar: o paciente passa por uma avaliação detalhada para determinar o grau de envelhecimento na área dos olhos e discutir suas metas e expectativas;
  • Anestesia: geralmente, é administrada anestesia local com sedação, ou anestesia geral, dependendo do caso e da preferência do paciente;
  • Incisões: o cirurgião faz incisões precisas nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas, seguindo as linhas naturais da pele para minimizar as cicatrizes visíveis;
  • Remoção de excesso de pele e gordura: o excesso de pele e gordura é cuidadosamente removido para restaurar a firmeza e a juventude à região dos olhos;
  • Reposicionamento e sutura: se necessário, os músculos e tecidos são reposicionados e suturados para obter um resultado natural;
  • Fechamento das incisões: as incisões são fechadas com suturas finas e delicadas;
  • Recuperação: o paciente é monitorado na sala de recuperação e recebe orientações sobre cuidados pós-operatórios.

Quais são os resultados da blefaroplastia?

A blefaroplastia é conhecida por proporcionar resultados mais duradouros, ainda que não seja uma cirurgia dita “definitiva”, uma vez que o processo de envelhecimento segue ocorrendo, claro. Normalmente, os pacientes ficam satisfeitos por conta de uma aparência mais jovem e revitalizada na área dos olhos após a recuperação completa.

Ainda, a blefaroplastia pode ter outros dois resultados desejáveis: a ampliação do campo de visão (que pode estar encurtado pelo excesso de pele nas pálpebras) e o alívio de enxaquecas causadas pelo “peso extra” sob os olhos.

Além disso, as cicatrizes tendem a desaparecer com o tempo e são discretas, geralmente escondidas nas dobras naturais das pálpebras. Ou seja, você elimina os pés de galinha do seu rosto, ao mesmo tempo em que não vai se preocupar com eventuais cicatrizes.

Quais são as outras opções de tratamento para pés de galinha no rosto?

Além da blefaroplastia, existem outras opções de tratamento para os “pés de galinha” que podem ser consideradas, especialmente se você não está pronto para se submeter a uma cirurgia. Algumas delas são:

pe-de-galinha-tratamento

Botox

A toxina botulínica (Botox) é uma opção não cirúrgica popular para suavizar rugas dinâmicas, como os “pés de galinha”. O Botox funciona relaxando temporariamente os músculos ao redor dos olhos, reduzindo a formação das rugas quando você sorri ou faz expressões faciais.

Preenchimentos dermoestéticos

Os preenchimentos dérmicos, como o ácido hialurônico, podem ser injetados na área ao redor dos olhos para preencher rugas e linhas finas, proporcionando uma aparência mais suave e jovem.

Peeling químico

Peelings químicos suaves podem ser usados para melhorar a textura da pele e diminuir a aparência de rugas superficiais, incluindo os “pés de galinha”.

Tratamentos a laser

Tratamentos a laser, como o laser de CO2 fracionado, podem estimular a produção de colágeno na pele, melhorando sua elasticidade e reduzindo rugas.

 

O mais importante aqui é pensar em como ter a melhor opção de custo-benefício. Ou seja, qual é o tratamento que resolve o problema por mais tempo e já é uma recomendação mais popular dos profissionais do setor.

Os pés de galinha no rosto podem ser um incômodo estético, mas há várias opções de tratamento disponíveis para minimizá-los. A blefaroplastia é uma solução duradoura e eficaz para quem busca resultados mais definitivos. 

No entanto, como sempre lembramos, os artigos do Blog do Doutor Opera não têm o objetivo de servir como fonte de diagnóstico, mas somente ajudá-lo a se informar e, assim, tomar decisões também mais bem-informadas.

E por falar na blefaroplastia, o que acha de conferir outro dos nossos artigos com tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia das pálpebras? Confira um guia completo para entender o procedimento!



Confira nossas cirurgias

Ficou com alguma dúvida?

Cadastre-se e fale conosco 




    Leia tabém:

    Veja também

    Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia?

    cadastre-se e fale com um atendente pelo WhatsApp!




      procedimentos cirúrgicos

      Preencha os campos a baixo para iniciar sua ligação gratuitamente.




        WhatsApp de atendentes disponíveis

        Atendimento Doutor Opera

        Online

        Olá! 😁  Tire todas as suas dúvidas via WhatsApp.

        Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa comigo.



          Restam poucas vagas para
          realizar sua Blefaroplastia

          Quantidade de vagas preenchidas para a cirurgia

          foram preenchidas

          Preencha o formulário e garanta a sua blefaroplastia